12 de mar. de 2014

Um pouco sobre a minha experiência contra a Acne e oleosidade da pele

♥ ♥ 
Esse post está bem longo, mas eu resolvi publicá-lo mesmo assim. Inicialmente a intenção era fazer a resenha de 4 produtos anti-acne que eu estou usando e fizeram um efeito excelente pra mim, mas primeiro resolvi compartilhar a minha experiência e falar um pouco sobre as possíveis causas da Acne, algo que pode ajudar muita gente a entender o porquê isso ocorre na pele. Por esse motivo o texto ficou bem longo, mas eu acredito que quem sofre do mesmo problema vale a pena dar uma lida. A resenha em si vai ficar pro próximo post. Espero que vocês compreendam!
♥ ♥ 

Bom, eu já falei um pouco sobre produtos pra pele oleosa nesse post antigo aqui. Todos os produtos tiveram um efeito positivo pra mim, com exceção do sabonete Effaclar da La Roche Posay, que no final das contas acabou sendo por "mau uso" da minha parte. Ele deixava a pele seca até demais, eu saía do banho e sentia meu rosto com aquele aspecto de "esturricado" mas pensava que era normal já que a intenção era deixar a pele mais sequinha mesmo. Pois bem, eu estava enganada. 
Acontece que o uso desse sabonete deveria vir junto com um hidratante. Mesmo usando um produto pra tirar a oleosidade, a hidratação nunca podia ter ficado de fora, pois se a pele está "sequinha demais" vai chegar um momento em que ela vai começar a criar uma espécie de oleosidade pra poder hidratar a si mesma (mas obviamente não é isso que vai acontecer de verdade). É aí que começa a formação da acne e daquelas escamações quando a gente passa maquiagem, dando o famoso efeito de make "craquelada". Acredite, você pode usar mil produtos que evitem a maquiagem de ficar assim, mas muitas vezes não irá funcionar pelo simples fato do problema estar na sua pele, e não na make! Quando a nossa pele está ressecada, ela acaba sugando toda a água que contém na maquiagem pra suprir a desidratação, e é aí que a maquiagem fica desse jeito. (lembrando que isso é apenas um dos diversos agentes causadores da Acne, ok?)
E foi basicamente isso que aconteceu comigo. Usei o sabonete por um período de um ano e meio e foi tudo ótimo, mas nos últimos 3 meses o efeito passou a ser inverso e a minha pele ressecava demais. Suspendi o uso por aproximadamente 2 meses e deixei pra comprar novamente quando fosse viajar, pois sabia que lá fora o preço da La Roche Posay é um pouco mais barato. Eu estava incomodadíssima com a minha pele pois não lembrava a ultima vez que tive tantos cravos assim! 
Chegando em Bilbao uma das primeiras coisas que eu fiz foi ir numa "parafarmácia", como eles chama lá, onde se vendem produtos farmacêuticos que não sejam medicamentos (grande parte são da área de beleza). Tive uma longa conversa com a farmacêutica responsável do local e praticamente todo esse post foi tirado de uma conversa com ela. Entendi que, além do meu problema com Acne ter um pouco do efeito hormonal, visto que recentemente tinha feito uma nova troca de pílula contraceptiva por conta dos ovários policísticos (falei sobre isso no post antigo que citei acima), tinha também o fato de 1) usar muito tempo um produto que acabou ressecando demais causando um efeito inverso e 2) usar muita maquiagem de uma marca que já tem óleo demasiado nos seus produtos (sim, estou falando da MAC) e não removê-la adequadamente. 
No caso da maquiagem, seja ela oleosa ou não, só removê-la com um demaquilante não é suficiente. Além de optar por um demaquilante à base de água (como aquele da Sephora que eu mostrei nesse post aqui) deve-se lavar o rosto pra remover completamente os resíduos e depois partir pra uma hidratação. Quando você deixa a maquiagem no rosto (ou qualquer outro tipo de resíduo que seja danoso à pele) ele vai absorvendo isso tudo e os poros acabam ficando entupidos. E, quanto mais fechado, maior a probabilidade de ocorrer uma inflamação pela má respiração. 
Pra impedir que essa inflamação (vulgo "acne": cravos, espinhas, pústulas, etc) ocorra, é necessário ter uma série de cuidados. Isso exige não só dinheiro (infelizmente) como tempo. Afinal é preciso se dedicar à fazer limpezas diárias ao menos 2 vezes por dia, e uma exfoliação semanal ou quinzenal. 
Fazem apenas 2 meses que eu comecei a usar 3 produtos novos e voltei a usar 1 antigo e a minha pele mudou radicalmente. Não tenho mais cravos, sumiram todas as manchas de espinhas e a oleosidade diminuiu MUITO, quase que totalmente! Eu estou muito feliz mesmo com o resultado, ainda mais quando eu saio só com corretivo nas olheiras e perguntam se eu tô usando maquiagem (tem coisa melhor do que a pele bonita ao natural? rs) O preço dos produtos foi um pouco caro (na verdade eu ganhei todos eles da minha sogra que foi comigo na parafarmácia) mas se eu soubesse que seriam tão bons assim e o resultado seria em tão pouco tempo, eu confesso que teria investido do mesmo jeito.

É isso! Essa foi a minha experiência e um pouco do que aprendi. No próximo post eu vou contar sobre cada produto. Quem tiver alguma dúvida ou informação pra acrescentar, por favor, deixe nos comentários! Na medida do que eu souber, irei responder.
Beijos e uma ótima semana!

♥ ♥ 

3 comentários:

  1. Nunca fui de ter espinhas/cravos/manchas na face, mas de um tempo para cá, vem parecendo muitos cravos e manchas, e já não sei o que fazer. Uma amiga me recomendou o uso do acnase, mas não sei se é bom. Queria saber dos produtos que você está usando para saber se funciona comigo.
    http://lecry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Minha pele tbm é super oleosa , sofrida a vida. Aguardo anciosamente pelo próximo post!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. post de mega utilidade pública (: minha pele também é muito oleosa, mas melhorou bastante depois de pílula (ovários policísticos ARE LAME) e usar alguns produtos certos. tem também a ver com alimentação, mas acho que as pessoas costumam saber disso, né?

    anyways, post super legal pras meninas quem têm pele oleosa e não sabem mais o que fazer. you go, Van! <3

    ResponderExcluir

Feel free to leave your message!
Obrigada pela visita e volte sempre ♥