5 de jan. de 2014

Euskdi Road Trip #1: Mundaka e Bermeo

Domingo passado eu e a família do namorado fomos passear por alguns povoados aqui do "Euskadi" (País Basco), Mundaka e Bermeo. A primeira eu já conhecia, fui no verão passado em julho de 2012 e foi bem estranha a sensação de ir no inverno! Afinal a ultima vez que estive lá a praia estava lotada de gente tomando banho no mar e eu estava de biquíni, daí volto toda empacotada de cachecol, bota e meia calça! Loucuras da vida.

DSCF0400

No meio do caminho entre Bermeo e Gernika está Mundaka. É um povoado bem pequeno, não tem nem 2 mil habitantes, mas é muito famoso entre a "galera do surf" pois é aí que acontece a 10ª etapa de surf mundial, a Billabong Pro Mundaka. E sim, tava fazendo uns 0 graus ali e mesmo assim tinha gente surfando. SUR-FAN-DO. Agora eu entendo porque o surf é chamado de esporte radical... pra entrar numa água em graus negativos tem que ser muito radical mesmo. Um tubarão é o de menos.

DSCF0422 DSCF0416
DSCF0406
DSCF0413 DSCF0424 DSCF0428 DSCF0429 DSCF0430
DSCF0464
Prédio da prefeitura

DSCF0454 DSCF0439


Assim como no Brasil, o litoral aqui é muito conhecido pela pesca. Por isso em casa povoado de pescadores há sempre uma igrejinha em homenagem ao santo padroeiro do lugar. Em Mundaka, a devoção é pela Santa Katalina, ou português, Santa Catarina.

DSCF0448
DSCF0453
Está proibido fazer bullying contra a cara da pessoa que quase nem dormiu e ainda teve que levantar cedo pra passear com míseros 0 graus, ok?

Depois de encontrar um bar pra gente se esquentar com vinho e calefação, foi a vez de conhecer Bermeo, que tem um dos portos mais bonito que já vi! Acho que perde só pra St. Jean de Luz, na França, que mostrei nesse post aqui.
A história de Bermeo pra mim foi na mesma medida incrível e triste. Incrível porque a cidade é citada em documentos do ano 1.051 d.C, comprovando a antiguidade do lugar. E ainda há lendas sugerindo que Bermeo foi fundada por pescadores de Túbal, descendente de Noé! Ou seja, a história desse povo chega até o dilúvio, por volta de 150 a.C. Pra mim que sou apaixonada por Teologia, saber disso foi demais.
Além disso, Bermeo também é a região de onde fica o lugar mais lindo que eu já estive nessa minha vida: San Juan de Gaztelugatxe, e eu conto tudo nesse post aqui.

DSCF0472 DSCF0480 DSCF0474
DSCF0489 DSCF0488 DSCF0491

Já a parte triste de Bermeo, quem nos contou foi um próprio morador da cidade. Estávamos olhando pra essa estátua e eu estava tentando entender o motivo delas estarem ali, quando um senhor chegou perto e perguntou de onde éramos. Aquele voz nostálgica e aquele olhar fixo pro mar, me fizeram entender em segundos o significado de tudo aquilo ali. Em 12 de agosto de 1912 houve um temporal como nunca antes na história da região, e os pescadores que tinham acabado de sair pra ir à pesca, não puderam se defender da fúria do mar. Foram 116 mortes e apenas 2 sobreviventes. As estátuas acima retratam a reação das famílias que presenciaram a tragédia, e a placa que havia ao lado contém os dizeres: "Vivendo o tempo todo momentos tensos e angustiantes, pra logo dizerem que o peixe está caro..."

Confesso que foi uma maneira bem bad de terminar nosso passeio, mas como bons Bascos, tratamos logo de ir pro bar "esquecer" essa história, se é que vocês entendem! Infelizmente o tempo fechou e veio uma chuva daquelas, por isso não tivemos tempo de passar pela cidade de Gernika, que estava no caminho de casa. Mas isso fica pra próxima!

♥     



Logo mais sai um post de maquiagem que estou preparando pra vocês. Espero que gostem!
Beijo e boa semana pra todo mundo.



9 comentários:

  1. nossa, que lugar todo cor de mar!!

    amei as fotos

    xx

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando os posts da viagem, mas amo os de maquiagem! (sou dessas)
    HAHAHAHHA como eu ousaria fazer bullying com alguém que tá onde tem mil farmácias que vende baratinho coisas que pagamos carissimo aqui?? Never!!


    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, que lugares lindos!! Que bom que você está aí cercada por lugares bonitos e pessoas que te fazem bem. As fotos estão lindas!
    Beijos, Bruna S. do Chanel Fake ♥ http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aii, tô sofrendo com essas fotos maravilhosas! Como queria estar ai <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. tava viajando e tinha "perdido" os posts da sua viagem!! hehe agora eu to em dia! vi tudinho ^_^
    as fotos tao lindas!! to adorando, van! aproveita seu namorado e a cidade

    ResponderExcluir
  6. Van, essa fotos estão incríveis. Continue postando pf, tudo maravilhoso nesse país.
    Beijão =**

    ResponderExcluir
  7. Eu amei seu blog e amei essa sua viagem. Gente, que tudo esse lugar. Eu sou louca para conhecer lugares, as fotos estão liiiindas!
    xD

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  8. O lugar é lindo! As fotos também estão maravilhosas (:
    http://prefirobsides.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que fotos lindas! Amando acompanhar você!

    ResponderExcluir

Feel free to leave your message!
Obrigada pela visita e volte sempre ♥