28 de abr. de 2013

Cuidados Capilares #1: Monovin A

Nunca fui de cuidar muito do meu cabelo, o máximo que eu fazia era comprar um kit "shampoo + condicionador + leave in" que fosse bom o suficiente pra que ele ficasse macio, e vez ou outra fazia alguma sessão de hidratação.  Mas ano passado eu ganhei vários kits de manutenção capilar da minha tia (que  é distribuidora de uma marca) e passei a usar. Me apaixonei muito pelos produtos e passei a ter mais gosto por cuidar do meu cabelo e percebi o quanto isso é importante. Semana passada eu fui ao salão fazer luzes, até então nunca tinha descolorido nem passado tintura, e a cabeleireira ficou impressionada em ver o quanto ele era hidratado apesar da química que faço constantemente (escova progressiva). Segundo ela, era o cabelo com progressiva mais hidratado que ela já tinha visto em 8 anos de profissão! Isso me deixou extremamente feliz, e ela disse que se não fosse pelos meus cuidados com meu cabelo, a soma "progressiva + descoloração pras luzes" teria me deixado careca.
Foi então que eu resolvi começar aqui no blog uma série sobre cuidados capilares, falando um pouco sobre a minha rotina de hidratação e que tem trazido resultados surpreendentes pra mim.
Já adianto que esse primeiro post está bem longo, mas espero que tenha ficado interessante o suficiente pra que vocês terminem a leitura.



No começo do ano a minha amiga Lígia me falou sobre um tal "Shampoo Bomba", que era a mistura de uma vitamina A usada em cavalos ao shampoo comum. Essa mistura deixava os cabelos incrivelmente brilhantes e principalmente fortalecia os fios acelerando o crescimento. Ela viu várias meninas na internet dizendo mil e uma qualidades e resolveu comprar  pra testar, e me deu um vidrinho com um pouco do produto pra que eu usasse também.
Fiquei muito curiosa porque nunca tinha ouvido falar nesse "shampoo Bomba", então resolvi pesquisar a respeito: a tal vitamina A utilizada era na verdade o Monovin A, uma vitamina injetável para tratamento de pêlos animais, e em sua embalagem tinha a seguinte mensagem: 

ai meu deus do céu socorro!!!!

Depois do espanto eu resolvi procurar mais sobre isso, pois não era possível que algo que pudesse causar risco à saúde estava sendo tão recomentado assim. Vi infinitos sites falando bem do uso do Shampoo Bomba mas também vi vários outros dizendo que o produto teve efeitos colaterais terríveis: queda de cabelo, caspa, oleosidade e em algumas pessoas até dores de cabeça.
Fiquei com muito medo mesmo de usar essa coisa, mas eu estava tão desesperada com o meu cabelo até então mega quebradiço e com as pontas pedindo por misericórdia, que resolvi tentar. Me responsabilizei por qualquer efeito colateral que pudesse ter, segui a risca às instruções e, depois de apenas 3 vezes de uso, eu posso vir aqui e dizer: Milagres existem e eles estão embalados em forma de Monovin A.
Já usei de tudo que vocês possam imaginar pra hidratar e fortalecer meu cabelo: produtos caseiros, produtos caríssimos, sessões semanais com a cabeleireira, cápsulas de vitamina, mudei a alimentação... e nada foi tão assustadoramente eficaz como esse Shampoo Bomba.
Se você pesquisar na internet, vai ver como são impressionantes as fotos no estilo "antes e depois": cabelos com pontas mega quebradas um pouco abaixo do ombro e cabelos brilhosos e enormes após algum tempo de uso (um dos vídeos mais interessantes que vi foi esse aqui.) Se eu tivesse botado fé nisso, com certeza faria um antes e depois também, porque pra mim foi impressionante como ele agiu no meu cabelo - está super brilhoso, hidratado, e aquele desespero na hora do banho de pensar que eu fosse ficar careca por tanto cabelo que caía, desapareceu: meu cabelo ficou super forte e quase não cai mais durante o banho. Pra vocês terem uma idéia, eu nem precisei retocar a escova progressiva que faço de 4 em 4 meses, de tanto que ele deixou meu cabelo sem nenhum volume, tamanha força da hidratação.
Claro que eu continuei com a minha rotina normal de hidratação com produtos específicos (falarei disso em outro post) mas ainda acredito que o grande responsável pela mudança do meu cabelo seja essa mistura. 
Massssss já pra minha amiga que me recomendou e me deu o produto, não funcionou: o cabelo dela ficou muito oleoso e ela logo parou de usar. Eu acredito que isso se deu pelo fato de que o cabelo dela já era um pouco oleoso. Com isso, e vendo as fotos das meninas que utilizaram e que deram certo, concluí que o Shampoo Bomba seria mais indicado pra quem tem cabelo seco natural ou seco/quebradiço pelo uso de químicas. No meu caso, ele estava bem macio devido as hidratações, mas ainda assim caía muito e quebrava muito fácil por causa da Escova Progressiva. 
É recomendado o uso apenas 3x na semana por no máximo 3 meses, com o intervalo de 1 mês pra voltar ao uso. Eu fiz o intervalo depois de 2 meses pois apesar de todos os benefícios senti que estava ficando com muita caspa, coisa que eu não tinha, mas à partir da semana que vem o intervalo termina e já volto a usar. Porém quem decide esse tempo tempo é você mesma, de acordo com o resultado que aparecer no seu cabelo.
Algumas meninas adicionam na mistura o Bepantol líquido, outras não (como eu). Sabe aquela história de "quanto mais, melhor"? Então, ela NÃO é válida no caso do Monovin pois como ele é um concentrado vitamínico puro, seu excesso pode causar efeito inverso (vide efeitos colaterais que escrevi ali em cima).

Shampoo sem sal (eu usei nesse shampoo aqui que tem 200ml)
2ml de Monovin A (são 1ml da vitamina pra cada 100ml de shampoo)
Pra medir a quantidade, eu usei um copinho desses que geralmente vem em tampa de xarope. Coloquei tudo numa vasilha, misturei bem e coloquei de volta na embalagem do shampoo. 
No banho fiz como de costume, lavei 2 vezes com shampoo, uma vez concentrando apenas no couro cabeludo e massageando-o bem por alguns minutos, outra espalhando pelo comprimento dos fios e massageando as pontas. Enxaguei bem e passei o condicionador que uso normalmente.

Só pra esclarecer: não sou cabeleireira e muito menos uma expert em assuntos capilares, mas como esse é um blog pessoal, resolvi compartilhar com vocês a minha experiência. Há muitas críticas sobre o uso do Shampoo Bomba enfatizando seus malefícios, muitos sites dizem pra "não cair nessa", mas mesmo assim eu resolvi encarar e pra mim funcionou perfeitamente. Pode não ser bom pra algumas pessoas, afinal tudo varia de um pro outro, mas pra saber disso é só testando.

Quem tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Ah, e vocês podem encontrar Monovin A em casas veterinárias ou agropecuárias. Alguns sites de produtos veterinários também vendem a vitamina!

Beijos e boa semana!


_________________________

UPDATE 1: Entrem nesse post AQUI pra conferir a parte 2, onde mostro o antes e o depois do meu cabelo!



UPTADE 2: Confira AQUI outro cuidado capilar: a Cauterização de Queratina!


21 comentários:

  1. Oi Vanessa,onde encontro esse tal shampo bomba?
    Fiquei super curiosa sobre esse shampo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai eu querooooooooooo!! Serio fiquei com muita vontade de usar, mas não faço ideia de onde encontrar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vende em casa de rações e produtos agropecuarios.
      Mais antes de usar de uma olhadinha no you tube.
      Assista os depoimentos das meninas que ja usaram.....
      Cada pessoa e uma pessoa.O que deu certo pra ela talvex não de pra vc.Cuidado esse monovin A e Pra seu usado em cavalos....Custa de 10 a 20 reais

      Excluir
  3. omg, preciso disso já!
    Desde que eu fiz mechas nas pontas do cabelo no ano passado as pontas ficaram muuuito secas, mesmo! Uma palha :/
    Mas como eu não queria cortar nem nada, tentei todo tipo de produto pra melhorar as pontas, mas poucas coisas fizeram alguma diferença, mas agora vou experimentar suas dicas e os produtos! Valeu! (:

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que tentação de usar! Mas confesso ter um medinho... hihi
    Muito bom o post! Beijo

    http://fashionei.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, vou usar.
    Obrigada por compartilhar sua experiencia conosco.
    So uma pergunta, seu cabelo cresceu muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Fico feliz que tenha gostado :D
      Olha meu cabelo sempre cresceu super rápido, mas com o Monovin ele cresceu de forma bem mais acelerada! Eu quis usar apenas pra fortalecer os fios pois estava com muita queda, mas notei diferença sim no tamanho.
      Se você usar, me conta com foi! Beijos!

      Excluir
  6. OI VANESSA EU VOU FAZER TESTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Faça sim, vale super a pena, depois me conta o resultado! Até agora todo mundo que testou disse que funcionou, espero que pra você também :)
      beijos!

      Excluir
  7. Olá Vanessa,
    Cheguei até seu blog graças ao Monovin. E resolvi te seguir, pois amei a forma como escreve. Vc é igualzinha a Titia: testa para depois postar.
    Vou experimentar amanhã mesmo a super bomba de vitamina A.
    Um xero do tamanho da Bahia pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Oi bom dia eu usei o monovin e omeu cabelo esta lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que deu certo, continue o uso e qualquer dúvida é só falar! Beijos!

      Excluir
  9. e otimo mesmo..uso e recomendo

    ResponderExcluir
  10. Estou usando monovim A à um mes e meio, ele é realmente muito bom para os cabelos, da um brilho e uma maciez incrível, mais crescimento não notei nada fora do normal, começei agora dia 04/07 com o pantogar manipulado, para ajudar no crescimento.Assim que notar diferenças em meus cabelos volto para compartilhar com vocês ok! Laísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laísa! Eu não conheço esse Pantogar, vou procurar saber mais pra poder indicar aqui no blog! Meu cabelo já é super grande e cresce bem rápido, eu tbm não senti diferença sobre isso, mas ficou mega hidratado e brilhoso tbm com o Monovin!
      Volta sim e compartilha com a gente hahaha beijos!

      Excluir
    2. Usei o pantogar e engordei muito na epoca, associei ao uso do medicamento. Agora faz uns 15dias que estou usando o monovin, cresceu sim meu cabelo, mas eu sinto muita dor de cabeça quando uso, e nas ultimas 2 aplicações notei que meu cabelo ta caindo muito. Acho que coloquei uma quantidade superior ao que poderia usar em meu cabelo. Ah, ao contrário de muitos, meu cabelo ressecou.

      Excluir
  11. COLOQUEI O MONOVIM NO SHAMPOO COM SAL , OQUE VAI ACONTECER COM MEU CABELO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu não sei te dizer o que vai acontecer, porque eu nunca usei... acho que das duas uma: ou ele vai ficar muito ressecado, ou muito oleoso. Mas se isso já faz muito tempo e até hj não aconteceu nada, relaxa! Muda pra um shampoo sem sal assim que vc puder. Bjs!

      Excluir
  12. Olha eu usei ontem e não sei se é pq todo mundo fala que não vai dar certo parece que sinto um leve ardor é normal????

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz e usei, não fui tão feliz senti fortes dores de cabeça e dormência, foi tenso.
    Tenham cuidado!

    ResponderExcluir

Feel free to leave your message!
Obrigada pela visita e volte sempre ♥