20 de jun. de 2013

Trip #3 pt.1

As duas últimas semanas foram mais do que agitadas pra mim, e isso acaba refletindo aqui no blog com a ausência de postagens. Sem contar que com todas essas manifestações no país eu tenho focado meu tempo na internet praticamente pra acompanhar os fatos e acabo ficando away do resto da internet.
Bom, foram tantos dias sem postar que me senti no direito de vir aqui e publicar mais de 50 fotos pra vocês! Sei que é muita coisa, mas acho que foi o lugar que mais fotografei por metro quadrado e em tão pouco tempo e simplesmente não consegui escolher poucas! fotos. Mas eu garanto que o lugar é lindo e vai valer super a pena vocês verem tudo.
A cidade que lhes apresento hoje se chama Saint Jean de Luz, na França. Mais exatamente na parte Basca da França: o Pays Basque Français. 


Uma tia do Eder mora em St. Jean de Luz e ficamos na região por 4 dias. A cidade fica há umas 2hs de distância de Bilbao, bem perto. Nós fomos de ônibus mesmo, e a vista na estrada é linda! Entre os montes sempre haviam pequenos povoados, coisa de filme. 



(uma pausa para lamentar pelo meu falecido alargador 16mm. estou com saudades)

 Ó Europa, porque eres sempre tão nublada?



Sorvetes everywhere 

Oloco tia! Tá caro hein??? 

Uma curiosidade é que na França eles tomam muito "sorbet". E quando eu digo muito, é tipo muito mesmo. Tinha barraquinhas de sorvete espalhadas pela cidade toda, e só depois que eu provei é que eu fui entender o porquê. Esqueçaaaaaaaaaaammmm essa história de Gelato Italiano, Dileto e esses sorvetes que vocês tiram foto pra postar no Instagram! Sorvete francês é vidaaaaaa! Com várias vogais no final que é pra dar mais ênfase mesmo no que tô dizendo. Não vou explicar como é o sabor pois seria impossível descrever. Apenas que: é uma delícia. 
Outra coisa é sobre o polêmico Foie Gras: como eu sou pobre e nunca tinha experimentado comida francesa, digo que ele é igualzinho um "patê". Lá eles comem principalmente na salada e na torrada. Eu experimentei quando fui pela primeira vez à Bilbao, e só me disseram do que era feito depois que eu comi! Achei bem cruel mas como não sou vegetariana e conheço sobre abatedouro, o modo como o Foie Gras é feito não me chocou muito. Não entrarei em detalhes pra não estragar o momento, mas o google tá aí pra ajudar. E infelizmente, tenho que admitir: é uma delícia.

Essa foto foi tirada em uma pracinha bem bonita que ficava na rua debaixo da casa da tia Raquel, a tia do meu namorado. Nessa praça se concentra inúmeros artistas, principalmente pintores. É incrível como St. Jean de Luz (e pelo que sei, a França toda) aprecia obras de arte! Existem galerias de arte por toda a cidade, e o mais legal é que elas não ficam concentradas apenas no centro da cidade ou em bairros nobres. Em todos os bairros da cidade você encontra alguma galeria. Isso sem contar os artistas plásticos que expõem suas obras nas ruas.




As fotos abaixo são do Le Port de Ciboure, o porto de Ciboure, que é um povoado que fica grudado com St. Jean de Luz. É desse porto que saem todos os mariscos que abastecem os mercados locais.







Esse garoto é um típico francês: Mocassim, calça colorida (sempre vermelha ou azul), camisa de listras e boinas. Achei tão legal o estilo "combinadinho" dele que fotografei escondido (até do meu namorado inclusive, mas amor você sabe que não tem nada a ver né? te amo). 

Isso são pimentões! Acredite se quiser: tem pimentão na decoração de tudo no País Basco Francês


Os franceses são tão apaixonados por queijo que dizem que existe um tipo de queijo diferente pra cada dia do ano! Mas como eu não gosto de queijo então não me importei  muito com esse fato. 



Essas casas são típicas dos pescadores do País Basco. A arquitetura das casas são todas similares uma das outras, e pintadas geralmente de azul e vermelho.




 



Em uma das nossas noites na cidade, eu e o Eder saímos pra conhecer a praia já que estávamos hospedados a poucas quadras da costa. Lembro que estava muito frio mas ainda sim eu pedi um sorvete. Foi um passeio tão gostoso, a cidade é tão bonita e poxa, era um clima mais romântico impossível! Na beira da praia, passeando por uma cidadezinha super aconchegante... Nunca vou esquecer. Essa foto aí de cima, foi capa do meu desktop por muito tempo! Coloquei pra me lembrar sempre desse passeio 








 Jamais ententerei essa obsessão dos Bascos com pimentão...




Nas feirinhas de artesanato da França é muito comum encontrar sabonetes caseiros. Eles são bem carinhos mas o cheiro é realmente uma delícia! Eu comprei alguns de lembrança na cidade de Biarritz, lá tem muitas lojinhas com sabonetes artesanais. No próximo post sobre viagens eu mostro pra vocês.

Como já é óbvio de imaginar, o pão Francês de lá é igual ao pão Francês daqui. A diferença é que as padarias de lá produzem uma infinita variedade de tipos de massas de pães.

ela não anda, ela desfila 


alguns sabores de "sorbet" 

E pra finalizar o post, vamos às fotos polêmicas:


ISTO é Macaron 

ISTO é Mouchou 

Desculpem acabar com os sonhos de toda uma geração, mas essa coisa em candy color que a galera ficou on fire de uns tempos pra cá e vive dizendo que é uma delícia, não é Macaron. De acordo com TODAS as docerias da cidade (e com a Tia do Eder que é mora lá há muitos anos) o nome desse doce se chama Mouchou. Ele é a mesma massa do Macaron, com a diferença de ser recheado, e a massa é bem diferente dos que são produzidos aqui. A massa é mais grossa e eu achei a textura esquisita. Bem diferente dos que são feitos aqui. Ele não é todo bonitinho como as docerias fofas de hoje fabricam, e muito menos é gostoso! Eu ainda não tinha experimentado "Macaron" no Brasil porque ainda não tinha encontrado pra vender, e quando cheguei lá comprei de cara 2 pacotes com umas 6 unidades cada. Pior investimento! Essa coisa é ruim pra caramba, eu não consegui nem comer 1 inteiro. Quando cheguei da viagem encontrei vários lugares em SP que já vendiam, e nossa, quanta diferença! Viva às modificações na culinária brasileira.
O mesmo vale pras Coca-Colas com sabores ~exóticos~, de Baunilha e Cereja. Se a Coca normal já é doce, imagina a de Baunilha? É quase intragável. Mas os fortes sobrevivem. Já essa Coca "Sem cafeína" eu não quis nem chegar perto pois já era experiência demais pra mim.





Essa é a Igreja de Saint Jean Baptiste. Queria ter fotos melhores dela, mas é a que tem pra hoje. Percebem essa diferença na pintura do muro? Então. O Rei Luis XIV se casou aí com a Infanta Espanhola Maria Teresa de Áustria, e anos depois ele ordenou que tapassem a porta pela qual eles entraram na igreja. Fico imaginando se ele fez isso porque era doido mesmo ou se era pra que ninguém mais repetisse o ritual pela mesma porta que os dois entraram...


Foram muitas fotos porque em St. Jean de Luz tudo era novidade pra mim. As ruas, as casas, as pessoas, a cultura, a praia, as galerias de arte, o movimento nas ruas... Tudo me era novidade e lindo! Me senti uma criança largada numa loja de brinquedos. A cidadezinha é muito charmosa, é turística mas nos lugares que fui só percebi franceses e espanhóis. 
Essa região da França pertence ao País Basco mas lá ninguém sabe falar o idioma Basco! Deve ser mais difícil ainda pros franceses que tem um sotaque tão suave que acho que dificulta a pronúncia basca.
Eu particularmente achei o povo Francês bem "seco", quase num nível ríspido. Já ouvi dizer que isso acontecem porque eles são educados demais, mas não sei se descreveria assim. De qualquer forma, o lugar é encantador e vale muito a pena visitar! Na próxima vez que eu falar sobre viagens, mostro a "parte 2" do Pays Basque Français: a famosa Biarritz e alguns pequenos povoados. 


Espero que tenham gostado! Beijos e boa semana :)


18 comentários:

  1. Que legall! eu tambem quero viajar assim :S rsrs, tambem não gosto de queijo, mas minha familia ia ficar loucaaaa pra esperimentar essas variedades! rsrs Agente deveria ser assim nè? dar valor as artes :/ temos que importar isso pra nos latinos.
    Mas queria ter lido mais sobre o estilo das pessoas se vestir!! :D rsrs tem muita gente estilosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei só numa cidade litorânea e turística, então o pessoal nem liga muito pra vestimenta não... Mas quando é pra se vestir bem, eles se superam! hahaha Mas eles parecem que usam uniformes, pq tão sempre com o mesmo estilo: bermuda ou calça jeans, camisa listrada e alpargatas ou mocassim hahahaa

      Excluir
  2. amei as fotos !! Morro de vontade de ir visitar a frança ♥♥ !!
    versificada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fica a dica caso você vá, de tentar ir pra St. Jean de Luz! hahaha
      beijos

      Excluir
  3. Eu só queria ir aí por 1 motivo: provar o sorvete! HAHAHAHAH mentira
    Muito fofo esse lugar...ele é meio desconhecidinho né?Ou não? É super fofo, romântico e fofo(sim,x2)!!!
    PFVR MAIS POST COM ESSA VIAGEM <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ká, eu nunca tinha ouvido falar nele, só em Biarritz, que é uma praia super famosa da França (e st. jean fica do ladinho)
      Já que os blogs ricos falam de cidades populares tipo Paris vamos lá nos aventurar pelos lugares hipsters HUAHAUHAUAHU
      voltarei sim, já to preparando o próximo! beijosss

      Excluir
  4. Bellas fotos!
    www.rsrue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, já visitei seu blog muitas vezes e acho ele lindo.
    Por isso te indiquei a um selinho.
    Dá um pulinho lá no http://meiapitada.blogspot.com.br/2013/06/selinho.html e veja como participar.


    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que fotos perfeitas, amei amei ♥.♥

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. que lugar lindo‼ amo cidades em que vc ver cor para todo lado.
    As suas fotos ficaram lindas e esse lugar ganhou um pontinho vermelho no meu mapa imaginário <3
    bjs

    http://dna-diferente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milla! Obrigada e que bom que te despertei essa curiosidade em visitar o lugar haha
      Beijos!

      Excluir
  8. Seguidora nova o/
    As fotos ficaram ótimas, e eu curiosa fui saber sobre o tal Foie Gras, bom, o lugar perdeu um pouco do seu encanto haha
    Fiquei curiosa pra experimentar a coca de cereja, não consigo nem imaginar qual o gosto
    Ah, seus antigos alargadores 16mm eram <333333
    Oh, te coloquei lááá no meu blogroll (se quiser ver http://novembroinconstante.blogspot.com.br/p/leio.html)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh obrigada linda! Segui de volta, e obrigadíssima pelo blogroll! ♥
      O foie gras é tenso né? hahaha mas se quiser ir à França, tem que se acostumar! kkkk
      Nem consigo te explicar como seria essa coca de cereja, mas imagine uma coca comum 4x mais doce D: hahah
      beijosss

      Excluir
  9. Que lindo *-* As fotos dos bolos são super legais haha, adorei aquele de coroa!
    Estranhei essa Coca de cereja hahaha, que diferente, sera que é bom? hmm.
    As fotos estão lindas, parabéns amore <33

    somecharm.blogspot.com.br
    bjs, jé

    ResponderExcluir

Feel free to leave your message!
Obrigada pela visita e volte sempre ♥