Antes de ir ao direto ao assunto, vou contar uma breve história:
Minha pele nunca havia sido um grande problema pra mim (pelo menos isso né). Até que no meio do ano passado durante um exame de rotina com meu ginecologista, fui diagnosticada com ovários micropolicísticos devido a brusca perda de peso que tive na época (provavelmente causada pela estressante vida de se morar sozinha em São Paulo). Precisei trocar o anticoncepcional que usava durante anos, que tinha a dosagem hormonal menor do que meu organismo estava acostumada. Isso somado com o meu estado emocional que não contribuía, fez com que a minha pele simplesmente virasse o protótipo de uma constelação: cheia de planetas gigantes chamados espinhas.
Porque eu contei isso tudo?
Primeiramente pra explicar que "acne" é somente um termo genérico pra definir uma obstrução/inflamação no poro. A minha acne é do tipo Hormonal (devido a uma disfunção de testosterona), mas existem outros.
Portanto antes de sair por aí chorando que a sua pele está horrível, é preciso ter a consciência de que o problema muitas vezes vem por razões que você menos imagina. Jamais iria procurar um Ginecologista pra questionar sobre as minhas espinhas, tive a sorte de descobrir isso em um exame de rotina.
Caso não seja possível procurar um médico no momento, tente amenizar a situação fazendo o uso desses produtos. Essas dicas servem para todos os tipos de acne e seria o equivalente à um "kit básico" que todo dermatologista recomendaria para sua pele: limpar, tonificar e hidratar.
Os produtos abaixo foram os únicos realmente eficazes no meu tratamento.
1) Protetor Solar Anthelios FPS 60 - La Roche Posay: Nunca consegui passar protetor no rosto pois todos deixavam a pele grudenta, já esse não! O Anthelios tem a versão em creme e em gel, indicado para peles oleosas. Comprei em creme por engano mas estou me adaptando super bem, já uso há quase 2 meses! Não se esqueça de usar sempre, mesmo que você só vá "até ali na esquina". Até mesmo a iluminação artificial da lâmpada de casa e do computador podem manchar a pele!
2) Sabonete em barra Effacar - La Roche-Posay: Também conhecido como "milagre de Deus em forma e sabonete". É sério, na primeira vez que usei eu já senti meu rosto diferente na hora que saí do banho! Em duas semanas meu rosto já estava bem menos oleoso. Em poucos dias remove todo tipo de imperfeição na pele causada por espinhas, principalmente aquelas manchinhas ou casquinhas que se formam quando a gente fica "cutucando" a espinha. Usei primeiro a versão em gel, quando acabou comprei em barra e tem sido bem mais eficaz.
Modo de uso: 2 vezes por dia, manhã e noite. Espalhe bastante no rosto e enxágue de preferência com água fria.
UPDATE: é importante fazer o uso de um hidratante junto com o sabonete, pra não ressecar demais a pele! (Veja mais sobre isso aqui)
3) Lenços Umedecidos de Limpeza Facial - Asepxia: Dentre vários lenços que usei (Nivea, Olay, Océane, Vitea) senti que somente esse limpou profundamente a pele, além de ser também o único que é realmente "úmido". Perfeito pra tirar a maquiagem nos dias de preguiça, pois remove facilmente.
Modo de uso: passe em todo rosto até sentir que removeu todas as impurezas. Eu costumo adicionar um pouco de removedor de maquiagem bifásico no lenço pra ajudar na remoção. Após o uso, lave o rosto com o sabonete Effaclar pra concluir a limpeza.
4) Adstringente Clean & Clear Antiespinhas: Como não achei foto dele na internet, vai uma minha mesmo. Já estava desistindo de usar adstringente até descobrir essa fofura numa farmácia. Ele contém ácido salicílico na forma, no primeiro dia de uso já senti diferença.
Modo de uso: Sem enxágue. Passe antes da maquiagem ou protetor.
p.s: evite a região dos olhos pois o álcool nele é bem forte e pode arder a pele!
5) Gel secativo Roll On - Pure Zone L'oreal: Pode ser usado a qualquer hora do dia e até mesmo por cima da maquiagem. Porém, particularmente eu prefiro passá-lo somente a noite antes de dormir, pois por ele ser em gel acaba lambuzando um pouco a pele e a make. Lembrando que ele serve somente pra função "secativo", ou seja, só quando você realmente estiver com uma espinha level hard. No mais, use o sabonete Effaclar.
Espero realmente ter ajudado! É sempre bom ter esse tipo de dicas por perto, no meu caso teria me ajudado muito antes de eu gastar dinheiro e paciência em outros produtos. Qualquer dúvida que vocês tiverem é só deixar nos comentários que eu respondo!
Beijos!
FIM.