Nunca fui de cuidar muito do meu cabelo, o máximo que eu fazia era comprar um kit "shampoo + condicionador + leave in" que fosse bom o suficiente pra que ele ficasse macio, e vez ou outra fazia alguma sessão de hidratação. Mas ano passado eu ganhei vários kits de manutenção capilar da minha tia (que é distribuidora de uma marca) e passei a usar. Me apaixonei muito pelos produtos e passei a ter mais gosto por cuidar do meu cabelo e percebi o quanto isso é importante. Semana passada eu fui ao salão fazer luzes, até então nunca tinha descolorido nem passado tintura, e a cabeleireira ficou impressionada em ver o quanto ele era hidratado apesar da química que faço constantemente (escova progressiva). Segundo ela, era o cabelo com progressiva mais hidratado que ela já tinha visto em 8 anos de profissão! Isso me deixou extremamente feliz, e ela disse que se não fosse pelos meus cuidados com meu cabelo, a soma "progressiva + descoloração pras luzes" teria me deixado careca.
Foi então que eu resolvi começar aqui no blog uma série sobre cuidados capilares, falando um pouco sobre a minha rotina de hidratação e que tem trazido resultados surpreendentes pra mim.
Já adianto que esse primeiro post está bem longo, mas espero que tenha ficado interessante o suficiente pra que vocês terminem a leitura.
No começo do ano a minha amiga Lígia me falou sobre um tal "Shampoo Bomba", que era a mistura de uma vitamina A usada em cavalos ao shampoo comum. Essa mistura deixava os cabelos incrivelmente brilhantes e principalmente fortalecia os fios acelerando o crescimento. Ela viu várias meninas na internet dizendo mil e uma qualidades e resolveu comprar pra testar, e me deu um vidrinho com um pouco do produto pra que eu usasse também.
Fiquei muito curiosa porque nunca tinha ouvido falar nesse "shampoo Bomba", então resolvi pesquisar a respeito: a tal vitamina A utilizada era na verdade o Monovin A, uma vitamina injetável para tratamento de pêlos animais, e em sua embalagem tinha a seguinte mensagem:
ai meu deus do céu socorro!!!!
Depois do espanto eu resolvi procurar mais sobre isso, pois não era possível que algo que pudesse causar risco à saúde estava sendo tão recomentado assim. Vi infinitos sites falando bem do uso do Shampoo Bomba mas também vi vários outros dizendo que o produto teve efeitos colaterais terríveis: queda de cabelo, caspa, oleosidade e em algumas pessoas até dores de cabeça.
Fiquei com muito medo mesmo de usar essa coisa, mas eu estava tão desesperada com o meu cabelo até então mega quebradiço e com as pontas pedindo por misericórdia, que resolvi tentar. Me responsabilizei por qualquer efeito colateral que pudesse ter, segui a risca às instruções e, depois de apenas 3 vezes de uso, eu posso vir aqui e dizer: Milagres existem e eles estão embalados em forma de Monovin A.
Já usei de tudo que vocês possam imaginar pra hidratar e fortalecer meu cabelo: produtos caseiros, produtos caríssimos, sessões semanais com a cabeleireira, cápsulas de vitamina, mudei a alimentação... e nada foi tão assustadoramente eficaz como esse Shampoo Bomba.
Se você pesquisar na internet, vai ver como são impressionantes as fotos no estilo "antes e depois": cabelos com pontas mega quebradas um pouco abaixo do ombro e cabelos brilhosos e enormes após algum tempo de uso (um dos vídeos mais interessantes que vi foi esse aqui.) Se eu tivesse botado fé nisso, com certeza faria um antes e depois também, porque pra mim foi impressionante como ele agiu no meu cabelo - está super brilhoso, hidratado, e aquele desespero na hora do banho de pensar que eu fosse ficar careca por tanto cabelo que caía, desapareceu: meu cabelo ficou super forte e quase não cai mais durante o banho. Pra vocês terem uma idéia, eu nem precisei retocar a escova progressiva que faço de 4 em 4 meses, de tanto que ele deixou meu cabelo sem nenhum volume, tamanha força da hidratação.
Claro que eu continuei com a minha rotina normal de hidratação com produtos específicos (falarei disso em outro post) mas ainda acredito que o grande responsável pela mudança do meu cabelo seja essa mistura.
Massssss já pra minha amiga que me recomendou e me deu o produto, não funcionou: o cabelo dela ficou muito oleoso e ela logo parou de usar. Eu acredito que isso se deu pelo fato de que o cabelo dela já era um pouco oleoso. Com isso, e vendo as fotos das meninas que utilizaram e que deram certo, concluí que o Shampoo Bomba seria mais indicado pra quem tem cabelo seco natural ou seco/quebradiço pelo uso de químicas. No meu caso, ele estava bem macio devido as hidratações, mas ainda assim caía muito e quebrava muito fácil por causa da Escova Progressiva.
É recomendado o uso apenas 3x na semana por no máximo 3 meses, com o intervalo de 1 mês pra voltar ao uso. Eu fiz o intervalo depois de 2 meses pois apesar de todos os benefícios senti que estava ficando com muita caspa, coisa que eu não tinha, mas à partir da semana que vem o intervalo termina e já volto a usar. Porém quem decide esse tempo tempo é você mesma, de acordo com o resultado que aparecer no seu cabelo.
Algumas meninas adicionam na mistura o Bepantol líquido, outras não (como eu). Sabe aquela história de "quanto mais, melhor"? Então, ela NÃO é válida no caso do Monovin pois como ele é um concentrado vitamínico puro, seu excesso pode causar efeito inverso (vide efeitos colaterais que escrevi ali em cima).
2ml de Monovin A (são 1ml da vitamina pra cada 100ml de shampoo)
Pra medir a quantidade, eu usei um copinho desses que geralmente vem em tampa de xarope. Coloquei tudo numa vasilha, misturei bem e coloquei de volta na embalagem do shampoo.
No banho fiz como de costume, lavei 2 vezes com shampoo, uma vez concentrando apenas no couro cabeludo e massageando-o bem por alguns minutos, outra espalhando pelo comprimento dos fios e massageando as pontas. Enxaguei bem e passei o condicionador que uso normalmente.
Só pra esclarecer: não sou cabeleireira e muito menos uma expert em assuntos capilares, mas como esse é um blog pessoal, resolvi compartilhar com vocês a minha experiência. Há muitas críticas sobre o uso do Shampoo Bomba enfatizando seus malefícios, muitos sites dizem pra "não cair nessa", mas mesmo assim eu resolvi encarar e pra mim funcionou perfeitamente. Pode não ser bom pra algumas pessoas, afinal tudo varia de um pro outro, mas pra saber disso é só testando.
Quem tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários.
Ah, e vocês podem encontrar Monovin A em casas veterinárias ou agropecuárias. Alguns sites de produtos veterinários também vendem a vitamina!
Beijos e boa semana!
_________________________
UPDATE 1: Entrem nesse post AQUI pra conferir a parte 2, onde mostro o antes e o depois do meu cabelo!
UPTADE 2: Confira AQUI outro cuidado capilar: a Cauterização de Queratina!